Higiene: Corte de unha das mãos e dos pês do bebê

Higiene: Momento tenso para algumas mamães: Corte da unha!!


A Raissa já nasceu com uma unha enorme, o primeiro corte foi na maternidade quando levaram ela para tomar o primeiro banho, depois e a mãe que tem que assumir este papel.
Confesso que eu me surpreendi com a minha agilidade de mãe de primeira viagem, tive medo sim, mais tirei de letra muitos medos que eu tinha antes mesmo de saber que estava grávida.
O corte da unha da criança é muito importante para evitar que ele se machuque seriamente com arranhões e cortes um pouco mais profundos, por exemplo, a Raissa ela se mexe muito quando dorme e as mãozinhas acaba sempre no rosto, quando eu descuido o rostinho dela esta arranhado, fico muito preocupada, pois as unhas podem atingir os olhos, daí então o assunto será mas serio, então é por isso que nos mamães temos que ficar de olho.
Eu comprei este kit da RICCA que vem como um cortador, lixa de unha e tesourinha com a ponta redonda.
É inacreditável como unha de bebe cresce rápido (queria que a minha crescesse assim, ficaria tão feliz rss), eu corto a unha das mãozinhas dela pelo menos umas duas vezes por semana, já do pezinho corto uma vez por semana.
Ok!! Eu sei que tem que cortar a unha, mais como fazer??
Muitas mães preferem cortar as unhas do bebe quando esta dormindo, no começo eu usava esta técnica, quando a Raissa era mais bebezinha com 1 mês o sono dela era muito pesado, para vcs terem uma ideia na hora de mamar as enfermeiras do hospital me falava para ir tirando a roupinha dela, pois da sentiria frio e acordaria, e é automático o bebezinho acorda e já quer mamar, mais com este tampinha era diferente, eu poderia tirar toda a roupa dela que ela não estava nem ai, então era muito fácil cortar a unha dela neste momento.
Mais agora ela já esta como quase 4 meses o sono dela não é tão pesado como antes, e como tenho algumas coisas para fazer em casa (Oh! Vida de dona de casa e dura), aproveito o soninho dela para isso.
Como comentei corto as unhas dela da mãozinha  2 vezes por semana, o corte de unha é importante mais não tão simples como a de uma criança mais velha, o bebe se mexe MUITO, então todo cuidado e pouco.

Para fazer o corte:
1º Antes de tudo, nos devemos lavar bem a nossa mão;
2º Procure um lugar seguro e calmo para o corte, coloco ela sentadinha no meu colo, e vou conversando com ela, explicando o que eu vou fazer;
3º Pegue o instrumento que será utilizado “Tesoura ou Cortador e a lixa”, eu prefiro a Tesoura;
4º Segure com firmeza a mãozinha;
5º E com delicadeza separe um dedinho e segure-o com firmeza também;
6º Concentre-se em um dedinho de cada vez!!
7º Corte a unha de forma arredondada, para evitar que fique pontinhas no canto da unha.

Prontinho!!!
Gostaria de saber das mamães, o que vocês usam para o corte da unha do bebe, e se tem alguma dificuldade??

Beijos Jaque e Raissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário